Escola de Vela Oceano
Prof. Marcelo Visintainer Lopes
Vela Oceânica em Florianópolis
Selecionamos pra você algumas imagens incríveis do Módulo 4 realizado nos dias 22 e 23 em Floripa.
O percurso de quase 80 milhas náuticas iniciou pelo norte, saindo de Santo Antônio de Lisboa às 9h30 da manhã do sábado.
O vento do quadrante norte com 10 nós nos empurrou suavemente até o extremo da Ilha de Santa Catarina ao norte, para depois descermos a favor do vento para iniciar a “Volta da Ilha”.
Do lado leste da ilha e com vento a favor, abrimos a genoa para uma asa de pomba e aceleramos para completar o primeiro dia do percurso.
Iluminados pela lua ainda cheia e maravilhosa, chegamos no Pântano do Sul surfando ondinhas de um metro que contornavam o morro e nos empurravam para dentro.
O vento era de través à orça folgada, mas mesmo assim surfávamos com as ondas de popa.
Ancoramos por volta das 19h30 para o pernoite, mas as condições de ancoragem não estavam boas devido ao forte vento noroeste que entrou no final de tarde.
Mesmo assim deu para fazer churrasco e comemorar o dia fantástico de navegação no leste da ilha.
Após o jantar decidimos rumar para a Praia da Pinheira onde o vento estaria mais ameno.
A noite estava gelada e optamos velejar só de genoa até o ponto de ancoragem.
Guiados pela luz do luar e com vento de popa, alcançamos enseada da Pinheira às 23h30.
Foi uma boa decisão, pois a noite foi muito tranquila.
Do dia seguinte (domingo) entramos pela barra sul da Ilha de Santa Catarina com forte correnteza de maré vazante e vento norte de 16kt (vento bem na cara), impossibilitando o uso da genoa na primeira hora.
A vela grande permite uma orça de menor ângulo e com o motor empurrando dávamos pequenos bordos no estreito canal que dá acesso à baia sul.
Após 5 longas horas de muitas cambadas com vento N/NW entre 18 e 20kt e vela grande rizada na segunda forra, alcançamos as pontes… Uma meia hora antes das pontes o vento começou a diminuir até parar por completo.
Passamos as pontes só no motor e com muita água de correnteza correndo. A maré estava enchendo no sentido contrário à nossa entrada.
Na sequência avistamos uma família de golfinhos que nos brindou com um show aquático com vários saltos.
A esta altura estávamos a 1h30 da marina e já começamos a preparar o barco para o desembarque.
O Módulo 4 é o último estágio da Iniciação à Vela e a carga horária é de 22 horas.
Para os alunos que estão se formando é uma rica experiência de vida a bordo e uma oportunidade para entender o funcionamento e o comportamento do veleiro em mar aberto.